Novembro Azul: Campanha alerta para a saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata
Médico do Laboratório Teuto reforça a importância de quebrar barreiras culturais e destaca fatores além da idade que elevam o risco para a doença O Novembro Azul, campanha mundialmente conhecida por alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, possui um papel fundamental na saúde pública do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 72 mil novos casos da doença por ano no país, o que a torna o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para o Dr. Nirley Arataque, médico responsável pelo Laboratório Teuto, o foco da campanha está na educação. “Diante de mais de 70 mil novos diagnósticos por ano, que colocam o câncer de próstata como o segundo mais comum entre homens, a importância deste movimento está em transformar a educação na principal ferramenta de prevenção e conscientização”, afirma o especialista. Apesar dos números expressivos, um dos maiores obstáculos continua sendo a relutância masculina em procurar cuidados médicos regulares. “A principal barreira ainda é cultural: fazer o homem compreender que o check-up e os exames de rotina são ferramentas essenciais para um diagnóstico precoce”, complementa Dr. Nirley. O
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